segunda-feira, 11 de agosto de 2008

A GUERRA INVISÍVEL


Um estudo publicado pelas revistas "Nature" e "Science" mostra que a invisibilidade está deixando o campo da ficção científica para ficar cada vez mais perto da nossa realidade. As publicações tratam da descoberta de materiais tridimensionais capazes de desviar a luz visível.
Os cientistas que fizeram experimentos neste sentido com nanoobjetos (a milionésima parte de um milímetro) dizem que podem aplicar o mesmo princípio para tornar uma pessoa, um tanque ou até um petroleiro completamente invisíveis.
Eles já haviam conseguido dissimular um cilindro de couro de cerca de dez centímetros "iluminado" por um raio de microondas, à freqüência radar, invisível ao olho humano. Mas, na ocasião, o experimento foi limitado a duas dimensões.
A equipe do professor Xiang Zhang, da universidade californiana de Berkeley, conseguiu duas premissas: trabalhar com luz visível e em três dimensões.


Enquanto isso, numa dimensão bem conhecida, tropas da Rússia abriram uma segunda frente de batalha na Geórgia nesta segunda-feira, o quarto dia de confronto entre os dois países. O conflito começou na área separatista Ossétia do Sul --onde há muitos cidadãos russos--, porém hoje a Rússia enviou veículos blindados a áreas distintas, chegando a ocupar uma base militar no oeste do país, disseram oficiais.


Cadê os protestos contra essa guerra? É uma guerra invisível?